Município de Pinhel apresenta Orçamento Participativo

Reunião de Câmara de 06-03-2017
Março 7, 2017
Município de Pinhel lança programa Spin Pinhel, iniciativa pioneira de reutilização de manuais escolares
Abril 7, 2017
Mostrar tudo

Município de Pinhel apresenta Orçamento Participativo

Foi na sexta-feira passada apresentedo, em sessão aberta ao público, o Orçamento Participativo que o Município de Pinhel vai implementar ao longo deste ano, a fim de promover a participação dos munícipes na definição de prioridades e nas decisões governativas da autarquia pinhelense.

A apresentação esteve a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, que frisou a importância deste instrumento que pretende estar ao serviço da democracia.

Associado ao Orçamento Participativo do Município de Pinhel, que resumidamente consiste na apresentação e votação de propostas de projetos por parte dos cidadãos, vai estar uma verba no valor de 150 mil euros.

De referir que podem apresentar propostas pessoas singulares ou coletivas (incluindo Associações e IPSS). Quanto à votação, estará aberta a todos os eleitores recenseados em território nacional, bem como aos emigrantes de primeira e segunda geração.

Quer a apresentação de propostas, quer a votação das mesmas poderá ser feita por via eletrónica (numa plataforma hoje apresentada) ou de forma presencial, na Câmara Municipal ou nas Juntas de Freguesia do concelho.

Por último, importa sublinhar a adesão dos pinhelenses a esta apresentação que contou com casa cheia e bastante interesse por parte do público que, no final, teve oportunidade de colocar dúvidas e pedir esclarecimentos adicionais.

Calendário do Orçamento Participativo:

1 de maio a 16 de junho – Apresentação e submissão de propostas

19 a 22 de junho – Avaliação técnica das propostas