A Zona Industrial de Pinhel fica situada na Quinta do Pézinho, no extremo Oeste da cidade de Pinhel, ocupando uma área total de 269.000 m2, sendo atualmente uma das Zonas Industriais do distrito da Guarda com mais área, para além de uma excelente localização – a 35 km da cidade da Guarda e a 37 km de Espanha (via A25). É constituída por 78 lotes que ocupam uma área total de 175.129,62 m2. Possui 720 estacionamentos públicos.

 

Em 1987, o Município de Pinhel iniciou o processo de criação de uma área para o acolhimento de indústrias, a designada Zona Industrial de Pinhel, com a aquisição de terrenos.

A instalação e fixação de empresas prosseguiu, com o apoio e incentivo da autarquia, que disponibilizou os terrenos infraestruturados e promoveu uma política de venda de lotes a preços simbólicos.

Atualmente, desempenha um papel determinante no desenvolvimento socioeconómico do concelho, enquanto território de fixação e instrumento de apoio à instalação de iniciativas empresariais.

Trata-se de uma Zona Industrial polivalente onde pequenas, médias e grandes empresas desenvolvem uma significativa diversidade de atividades económicas.
Permite a construção de indústria, armazenamento, comércio e serviços, com uma altura máxima do edifício de 9 metros, 2 pisos acima da cota da soleira e 1 abaixo da cota da soleira.

Dos 78 lotes existentes, 48 possuem construção edificada (61,5%).

As empresas instaladas ou a instalar, serão responsáveis pela criação de, aproximadamente, 252 postos de trabalho diretos.

Em 2015, verificou-se a instalação de importantes empreendimentos industriais de empresas estrangeiras ligadas à área da aeronáutica.

Em 2016, foram atribuídos lotes a mais 2 empresas do mesmo ramo de atividade, as quais prevêem um investimento global de 2.510.000€ e serão responsáveis pela criação de 32 postos de trabalho.

No que diz respeito ao imposto de Derrama, importa referir que as empresas com residência fiscal ou sede social no concelho de Pinhel estão isentas do pagamento deste imposto.

Regulamento de Atribuição de Lotes de Terreno na Zona Industrial-Quinta do Pezinho

zona_industrial_fevereiro_2016