O crescente envelhecimento da população tem merecido por parte do executivo municipal uma atenção particular.

A existência de um plano de intervenção junto das Instituições Particulares de Solidariedade Social, que trabalham em prol do bem-estar dos idosos têm vindo a permitir o apoio técnico e financeiro às IPSS e a realização de atividades lúdicas e de lazer dedicadas aos mais velhos do concelho. Este tipo de iniciativas permite a participação dos idosos ao longo de todo o ano, de forma a mantê-los ativos e integrados.

Desporto Sénior

Pretende-se com esta atividade:

– Promover a prática de atividades físicas, recreativas direcionadas à terceira idade, adquirindo assim novos hábitos para a prevenção, manutenção e promoção da saúde e bem-estar,

– Manter a capacidade nos idosos da sua condição funcional, e consequentemente o seu padrão de qualidade de vida;

– Promover o gosto pela prática da atividade física, melhorar a autonomia funcional e social, estimular o relacionamento social e afetivo,

– Promover a ocupação saudável dos idosos através da realização de atividades físicas, recreativas, culturais, sociais, minimizando assim o isolamento dos idosos.

Aderiram a iniciativa, 16 instituições, com um total de 250 idosos.

Atelier de Manualidades

O projeto teve início em agosto de 2008, realiza-se em 12 instituições concelhias, uma vez por semana. Pretende-se com este projeto criar um “espaço” onde os idosos possam dar asas a sua imaginação e criatividade, bem como, desenvolver as apetências e conhecimentos dos idosos, por vezes quase esquecidos.

Comemoração do Dia do Idoso

No dia 1 de outubro, comemora-se o Dia Internacional do Idoso, a Câmara de Pinhel assinala esta data proporcionando aos idosos do concelho um dia de convívio, animação, desenvolvimento de atividades físicas e outras apelando sempre a participação ativa dos idosos e ao envolvimento das Instituições Particulares de Solidariedade Social.

Festa de Natal

Comemorar o natal com os mais idosos, foi uma atividade iniciada em 2002, que pretende proporcionar um momento de confraternização entre as diversas instituições que desenvolvem atividades no âmbito da terceira idade e, sobretudo, partilhar com os idosos do concelho o espírito Natalício.

Rede de Equipamentos Sociais de Apoio á Terceira Idade

No que concerne ao apoio disponibilizado à terceira idade existem no concelho 17 instituições, que prestam serviços a um total de 545 utentes, através das respostas sociais Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário, Estrutura Residencial para Idosas, Centro de Convívio e Centro de Noite

Existe, ainda, na freguesia das Freixedas, um estabelecimento privado que desenvolve a atividade de apoio social através da resposta social Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), com capacidade para 52 utentes.

Mapa dos Equipamentos Sociais de Apoio à Teceria IdadeAnexo 8
Contactos dos Equipamentos Sociais de Apoio à Terceira Idade Anexo 9

Mapa dos Equipamentos Sociais de Apoio à Teceria Idade