Academia de Música de Pinhel – mais um ano letivo em curso

capanoticia
Novo Executivo Municipal reuniu pela primeira vez
Outubro 23, 2017
Executivo222
Conheça a distribuição de pelouros do novo executivo
Outubro 27, 2017
Mostrar tudo

Academia de Música de Pinhel – mais um ano letivo em curso

academiademusica

A trabalhar na área da formação artística há dez anos, a Academia de Música de Pinhel continua a crescer e afirmar-se pela qualidade e variedade da formação proporcionada aos jovens pinhelenses.

No ano letivo 2017/2018 a Academia de Música tem, no total e até à data, 95 alunos inscritos, dos quais 72 estão inscritos em disciplinas de Música (Instrumentos, Coro e Formação Musical) e 23 estão inscritos no Ballet.

De referir que no presente ano letivo inscreveram-se pela primeira vez na Academia de Música 18 alunos. Quanto ao número total de alunos inscritos, é muito idêntico ao do ano transato.

Os alunos inscritos em disciplinas de Música têm idades compreendidas entre os 7 e os 73 anos. Quanto aos alunos inscritos em Ballet, têm idades compreendidas entre os 4 e os 15 anos.

Existem 6 turmas de Formação Musical, de níveis de aprendizagem distintos, frequentadas por 51 alunos no total.

Há ainda uma turma de Coro, composta por 26 alunos. Não sendo uma disciplina obrigatória, os alunos têm possibilidade de se inscrever apenas nesta disciplina (não tendo que frequentar nenhuma aula de Instrumento e/ou Formação Musical). Os alunos que já frequentam a Academia e queiram ingressar no Coro, podem fazê-lo a título opcional, juntando esta às restantes disciplinas.

Da oferta formativa, no que diz respeito à aprendizagem de um Instrumento, os alunos podem escolher entre 10 instrumentos diferentes, a saber: Bombardino, Clarinete, Contrabaixo, Flauta Transversal, Guitarra, Bateria, Piano, Saxofone, Trombone e Trompete.

No que diz respeito às aulas de grupo, a oferta formativa é a seguinte: Formação Musical (disciplina obrigatória para os alunos de instrumento), Coro e Música de Câmara (música de grupo, dividida por naipes, de caráter opcional).

As aulas de instrumento são individuais e os alunos estão distribuídos da seguinte forma: Bateria: 17 alunos; Bombardino: 1 aluno; Clarinete: 12 alunos; Contrabaixo: 1 aluno; Flauta Transversal: 5 alunos; Guitarra: 13 alunos; Piano: 13 alunos; Saxofone: 4 alunos; Trombone: 2 alunos; Trompete: 7 alunos.

O corpo docente da Academia de Música é composto por 8 professores.

– Classe de Metais (Bombardino, Contrabaixo, Trombone e Trompete): Gonçalo Pinto

– Clarinete e Saxofone: Ana Pinto

– Flauta Transversal: Catarina Esteves

– Guitarra: Diogo Andrade

– Bateria: Pedro Amaral

– Piano: Fábio Guia

– Coro e Formação Musical: Ângelo Lemos Marques

– Ballet: Teresa Paiva

No que respeita ao Ballet, a classe é frequentada por 23 alunos, distribuídos por quatro turmas distintas